Breve reflexão sobre o tempo.

September 29, 2018

 

Você certamente já pensou no futuro. Alguns de nós passam até tempo demais pensando no futuro e alimentando ansiedades. Mas você já se perguntou o que é o futuro? Aquilo que você pensa sobre o futuro nada mais é que projeção. Quando você pensa no futuro, você deseja um futuro possível, a partir das suas preferências e de sua capacidade de previsão. Então o que é o futuro, afinal? É possível determinar claramente o que seja o futuro independentemente do que você gostaria que ele fosse? Leia novamente a pergunta. Tome uma respiração.

 

Para refletir sobre a pergunta, teremos que seguir duas vias. Na primeira, o futuro é completamente indeterminável: catástrofes naturais, eventos cósmicos, guerras, doenças são coisas que simplesmente acontecem, geralmente sem avisar muito. Podemos dizer então que a primeira via é: nunca saberemos como o mundo vai se apresentar para nós no próximo instante. Leia novamente. Respire.

 

Na segunda via, o futuro é amplamente determinável. O nosso futuro é o resultado da atenção que damos ao presente. Na maior parte do tempo, só queremos repetir coisas que nos agradam. Quando não somos atendidos, passamos tempo demais pensando (no futuro, no passado, em nós mesmos, em nossos “problemas”) e não prestando atenção ao presente. Cada situação que não está de acordo com nossa vontade, é “sofrível” e criamos resistência.  Assim, criamos o hábito de passar a vida prestando “meia atenção”. Realizamos as tarefas que nos são solicitadas de forma mediana, no máximo, já que dificilmente alguma tarefa nos agrada.

 

Dessa forma, criamos o hábito de funcionar no nosso nível médio, quando muito. Portanto, o futuro é perfeitamente determinável na segunda via: no futuro, seja qual for a forma como o mundo se apresentar para nós, vamos interpretá-lo de forma medíocre, porque esse é o nosso hábito. Seja em situação de prosperidade ou situação de miséria, precisamos buscar o nosso melhor. Não para agradar a ninguém. Não para ser bonzinho. Buscar o melhor não significa que você vai conseguir todas as vezes. Mas, não buscá-lo certamente quer dizer que você nunca vai conseguir. O tempo é agora. Faça o melhor com o seu. Por você mesmo. Pelo menos UMA tarefa, um hábito em nossas vidas deve ser cultivado com a máxima atenção, sem segundas intenções, sem esperar nada em troca. Por que assim, pelo menos em alguma parte do nosso tempo, funcionaremos em nosso MELHOR. Experimente: toque um instrumento, aprenda a cantar, dançar, lutar uma arte marcial. Qualquer coisa que você sinta que é só por você, pra você, pra elevar seu potencial. Assuma responsabilidade sobre um animal de estimação, uma planta, uma horta. Cuide de alguma coisa. Pelo menos UM hábito que busca excelência precisamos ter. Se quisermos melhorar, claro. Se não...

 

Com amor,

 

 

(Para o 1º ano do Ensino Médio,  Escola Santa Adame, 2018)

 

“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.”

Mahatma Ghandi

 

Please reload

Recent Posts

April 19, 2019

September 29, 2018

January 3, 2018

Please reload

Archive
Please reload

© 2019 por Leonardo Machado & Pedro Henrique Faria. Obrigado Wix.com